Com a crise energética que estamos a enfrentar, é importante perceber o que é a Eficiência Energética e como pode melhorar a nossa condição de vida.
A Eficiência Energética é o processo de otimização de consumo de energia.
Quanto menos energia é utilizada para realizar a mesma tarefa melhor a EE.
Existem vários mecanismos de poupança de energia que permitem aumentar o conforto, manter a qualidade de vida e diminuir os desperdícios.
Estas práticas permitem, também, combater as alterações climáticas, reduzir os custos de energia para os consumidores e melhorar a competitividade das empresas.
O vidro contribui para o desempenho energético de um edifício, afetando a transmissão de luz natural e o controlo solar. O desempenho do vidro é medido pelos seguintes parâmetros:
- Valor “U” - Caracteriza a transferência de calor através da parte central do envidraçamento, expressa a densidade em estado estacionário da taxa de transferência de calor por diferença de temperatura entre as temperaturas ambientais em cada lado. Quanto menor o valor maior é o valor do isolamento.
- Fator Solar - Descreve a energia solar total que atravessa o envidraçamento.
- Quanto menor o valor, menor a energia solar que passa pelo vidro.
- Transmissão de luz- Mede a percentagem de luz visível que atravessa o vidro.
Quanto maior o valor maior a entrada de luz natural.
- Seletividade - A seletividade é a transmissão de luz dividida pelo fator solar.
Quanto maior o valor, maior a entrada de luz em relação ao desempenho do controlo solar.
O vidro pode influenciar a transmissão de luz e de calor e adaptar consoante o espaço em que se encontra:
- Um vidro com um valor de seletividade mais alto permite que se mantenha o nível de luz natural num edifício em climas mais quentes, sem causar um aumento significativo da temperatura interna.
- Um vidro com fator solar mais elevado permite que um edifício em climas frios usufrua de aquecimento passivo, sem recorrer a energia elétrica.
Todos estes parâmetros influenciam diretamente a Eficiência Energética de um edifício, pela redução de consumo energético para aquecimento/arrefecimento interno, permite uma maior eficiência dos sistemas AVAC e diminui as emissões de carbono.
A Tecnividro coloca à sua disposição uma ampla variedade de produtos de envidraçamento para facilitar a harmonia entre estética e eficiência energética. Entre em contacto connosco e faça já o seu pedido de cotação.